top of page

Projetos

NORNS
As Tecelãs do Destino
e
DECIFRA-TE! ou se devore

NORNS - As Tecelãs d Destino

Em Setembro de 2024 vai à público a primeira exposição individual do artista, na Fernanda Monteiro Galeria de Arte de Sorocaba - SP, a Expo MYTHICAS.  Entre  as obras expostas está NORNS - As Tecelãs do Destino, inspirada na mitologia nórdica, em que as esculturas são feitas de papelão, ou “cardboard”, um novo material nos experimentos do artista, abundante e reciclável, que exige o máximo de habilidade na sua contínua busca pela expressividade da figura humana.

As NORNS, as tecelãs do destino, são três figuras da mitologia nórdica, URD, VERDANDI e SKULD protetoras de YGGDRASIL, a árvore do mundo, e com a função de tecer o destino de todos, deuses ou homens, e zelar pelo cumprimento e conservação das leis que regem suas vidas e realidades desde do nascimento até a morte.

Como figuras femininas, o mito das NORNS nos conscientiza da enorme importância e poder da mulher sobre o destino de todos nós, e também nos faz refletir sobre a questão do livre arbítrio.

Afinal, já não está tudo o que nos acontece pré-definido no tecido do tempo pelas NORNS?

 

DECIFRA-TE! ou se devore

 

DECIFRA-TE! é a leitura do artista para uma esfinge, o terrível monstro com cabeça de mulher, corpo de leão e asas, que questionava os viajantes de Tebas com enigmas, devorando-os caso não oferecessem a resposta correta.

 

DECIFRA-TE!  é também uma obra interativa na medida que propõe ao visitante que desvende um enigma sobre Mitologia, testando seus conhecimentos sobre mitos e lendas. Mas caso não saiba a resposta do enigma não será devorado como no mito!! Podendo simplesmente encontrar a resposta no website do artista, receber uma pitada de conhecimento mitológico e conhecer um pouco mais sobre seu trabalho.

 

Diferentemente do mito original no qual Édipo respondeu corretamente ao enigma proposto pela Esfinge sob a ameaça de “Decifra-me ou te devoro!” a releitura do artista propõe a introspecção e o mergulho no seu próprio eu, não com uma ameaça, mas com uma recomendação: “Decifra-te ou se devore!”.

 

O símbolo na testa da esfinge é o Olho Esquerdo de Hórus e simboliza o feminino, os sentimentos, a intuição e a capacidade de enxergar o lado espiritual.

image.png
image.png
20240826_235409[1].jpg
bottom of page